domingo, 10 de janeiro de 2010

NRF 2010 – Um feira de impressionar


Minha primeira experiência na maior feira de varejo e tendência de mundo (National Retail Federation 2010) é fiel ao títuto deste post – de impressionar. Apesar de ter me informado muito antes da ida, ainda assim, fiquei bastante surpreso pelo tamanho, organização,  variedade de opções de palestras, workshops, mesas redondas e é claro, pela ilimitada opção de stands e novas ferramentas para o setor.
É um tanto quanto impossível postar tudo o que absorvi ou que vi durante os 4 dias de evento e os 10 de convivência/visitas em Nova Iorque. Porém, é fato, que dois pontos em especial me chamaram a atenção. O primeiro deles é o orgulho e o otimismo que senti por escutar – em todas as palestras que pontuaram futuro e tendência – que o Brasil é o país considerado “bola da vez” (até mais do que a Índia) em relação a crescimento, estabilidade e local para investir.
Em segundo, a insistência que palestrantes martelavam sobre a melhoria do atendimento e principalmente conhecimento/estudo profundo do seu público-alvo. Alguns afirmaram que o futuro será diminuir o mix de produto para facilitar/focar a compra do consumidor. Leia-se: Você conhece tanto sobre o gosto e desejo de seu cliente, que não precisará mais ter 10 marcas de creme dental, e sim, somente aquelas 3 que o consumidor provavelmente comprará. Diminuindo mix, a compra fica mais eficaz, o fluxo aumenta, e o varejo ganha espaço para reduzir loja ou mesmo para aumentar “variedade” de produtos.
Além disso, e muito prazeroso e poder visitar boa parte dos comércios que estudei e vi em livros, palestras, congressos, blog´s... entre outros. Poder entrar nas tão famosas lojas-conceito e vivenciar a proposta de cada uma delas é uma experiência única, que além de recarregar as baterias faz com que voltemos cheios de idéias e novidades para nossos clientes.
Por isso, indico e afirmo para quem puder e tiver disposto em investir na carreira, prepare a mala e siga rumo a 100ª NRF - que ocorrerá novamente em NY, em janeiro de 2011. Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário