terça-feira, 20 de março de 2012

SXSW: falar com estranhos será tendência em 2012


Bom, já sabia que o festival South by Southwest (em Austin-TX) sempre traz novidades no mundo tecnológico. Mas dessa vez a ousadia nas projeções das tendências foram bem altas.

Um bom exemplo do que estou falando é a utilização dos aplicativos que cruzam dados das redes sociais com geolocalização, podendo até a ser usado da seguinte forma:

Imaginem o seguinte diálogo:
- Oi, Renata. Você gosta de Radiohead?
 - Sim. Como você sabe disso? E como sabe meu nome?
 - Meu celular avisou que uma pessoa neste bar gostava muito do álbum The Bends, do Radiohead. Chequei o perfil e descobri seu nome. Também gosto muito da banda e, por isso, estou aqui conversando com você.

A situação acima pode parecer invasiva, mas ilustra a proposta dos aplicativos sociais apresentados durante o South by Southwest (SXSW). Mobilidade foi o grande destaque do encontro, que reuniu semana passada mais de 50.000 pessoas na cidade de Austin, no Texas.

A popularidade de aplicativos sociais é natural à medida que cresce o acesso à internet via celular. Nos Estados Unidos, 46,7% dos usuários usam o aparelho para baixar apps. O crescimento na base de assinantes 3G também é significativo e em todo o mundo, ao menos 1,2 bilhão de usuários possuem o serviço. O futuro é ainda mais promissor. Em 2016, haverá em todo o planeta mais dispositivos móveis conectados - cerca de 10 bilhões - do que a população total da Terra, que é de 7,3 bilhões.

Não é à toa, portanto, que empresas do setor de tecnologia têm apostado no segmento móvel. Em um mundo mais conectado por meio de celulares e tablets, a necessidade de recursos sociais é inerente. Essa é a razão pela qual o número de aplicativos que cruzam amigos e amigos de amigos nas redes sociais a informações de geolocalização têm se firmado como uma tendência "pé no chão".

E isso aí, que venha a interatividade.
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário