quarta-feira, 28 de março de 2012

Você sabe o que é Home Office?


Home Office é a prática de trabalhar em casa, ou seja, possuir um potencial escritório em seu lar a fim de efetuar totalmente, ou parte de suas tarefas de trabalho, sem a necessidade de se deslocar até o escritório da empresa em que trabalha.

O Home Office envolve o conceito de trabalhar em casa de uma forma mais ampla, implicando em uma reformulação nas relações de trabalho, entre elas a disciplina e organização pessoal, escolha e planejamento do local de trabalho, mudança na rotina doméstica e respeito da família, variando de acordo com as peculiaridades de cada atividade.


Nos Estados Unidos e na Europa, o Home Office é muito difundido e estima-se que dez milhões de pessoas trabalhem à distância pelo menos uma vez por semana, no Brasil (principalmente nas grandes empresas). E graças ao avanço tecnológico, conexão à internet, aos bancos de dados e aos satélites, muitos profissionais tem todas as informações necessárias para desenvolver seu trabalho sem sair de casa.

Mesmo aparentando um pouco estranho para muitos, grandes empresas já acumulam números positivos com a mudança, o que incentiva outras companhias a absorverem esta prática - melhorando a qualidade de vida dos funcionários, melhorando a sustentabilidade da empresa e atuando em diversos outros pontos importantes para a empresa/funcionários/sociedade/planeta.

Eu, particularmente, acredito neste tipo de formato. E sinceramente incentivo a todos aqueles que podem fomentar a aplicação do mesmo em sua empresa a estudar mais sobre o assunto, pois é realmente bem interessante e pode trazer bom retorno.

Fica a dica.

Um comentário:

  1. Concordo com sua opinião! O próprio Google e Facebook não tem problemas se os funcionários trabalham lá ou em casa ou ainda a hora que querem trabalhar. Apenas cada um tem a sua função e meta a cumprir. Como você irá fazer isso, aí é planejamento seu. E com isso se tornaram as empresas mais produtivas do mundo. Resumindo, qualidade de vida aumenta a produção empresarial. O funcionário que tem a cabeça pequena pensaria, mas estou gastando minha energia e minha estrutura de casa para trabalhar p/ a empresa, só que em troca você não está gastando a gasolina e nem depreciando o seu carro. Além de melhorar a qualidade de vida, pois não tem que enfrentar trânsito. Enfim, está aí um assunto que ainda tem muito que evoluir no Brasil e esperamos que para melhor.

    Ass: Andrew França

    ResponderExcluir